RSS

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O teu maior inimigo pode ser você mesmo!

O teu maior inimigo pode ser você mesmo!


CUIDADO CONTIGO: O teu maior inimigo pode ser você mesmo!

O ponto forte de Jonas também era a sua maior fraqueza! Quase ele foi derrotado pela sua maior habilidade fazendo da sua ferramenta de trabalho uma arma para o suicídio. Precisamos tomar cuidado para não nos matarmos com nossa arma de defesa!
“15Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. 18Sei que nada de bom habita em mim, isto é, na minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. 19Pois o que faço não é o que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. 24Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito à esta morte? 25Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!”
Romanos 7.15,18,19,24,25.

Jonas era profeta e tinha na oratória e capacidade de persuasão sua maior ferramenta de trabalho que o qualificava para ser quem era e fazer o que fazia – e com sucesso. Não se registra na história alguém que com tão pouco tempo, apenas um dia, tenha levado 120.000 pessoas à conversão. Pedro com uma pregação conduziu cinco mil almas a Cristo (Atos 4.4), mas Jonas com um dia de pregação conduziu uma cidade inteira, do Rei ao camponês, ao arrependimento. Isso mudou o destino de toda aquela gente que um dia antes da pregação de Jonas estava condenada pelo próprio Deus à destruição (Veja isso em Jonas 3.4-10).

O profeta era tão eficaz em persuadir e convencer que a Bíblia declara que apenas para andar na cidade inteira eram necessários três dias (Jonas 3.3), mas ele a percorreu pregando o arrependimento em apenas um só dia, o que significa que foi objetivo e rápido, e mesmo assim conseguiu mudar o coração de 120.000 pessoas. Você já tentou convencer “uma” pessoa de que ela está errada e precisa mudar o seu comportamento? Você já experimentou a dificuldade que é levar uma pessoa a compreender que aos seus próprios olhos todo caminho do homem parece ser reto (Provérbios 12.15), mas na verdade não é? Você já sofreu por tentar mostrar para uma pessoa que o coração dela é enganoso (Jeremias 17.9)? Imagine o que é mudar o coração de 120.000 pessoas em um só dia!

Sabemos que a Palavra é do Senhor, mas a pregação cabe aos homens fazê-la, e estes precisam ter a capacidade (dom, habilidade) de fazê-la com destreza e poder de persuasão para convencer as pessoas, e nisso Jonas era perito.

Todavia, a sua maior habilidade quase acabou com a vida dele. Ele usou de todo esse poder de persuasão para se convencer de que não atender a vontade de Deus e fazer aquilo que aos seus olhos era melhor era o certo. E conseguiu! Ele se convenceu de que era melhor ir para Társis do que para Nínive, dormir do que clamar, morrer do que se arrepender, e por fim, que o povo fosse destruído devido aos seus pecados do que se arrependesse devido à sua própria pregação.

A grande lição para cada um de nós é tomarmos cuidado com aquilo que é a nossa maior capacidade. Aquilo no que somos melhores, que fazemos com maior destreza e habilidade. Se não vigiarmos a nossa melhor ferramenta de trabalho poderá nos matar.

Toma cuidado contigo mesmo, pois o maior inimigo de uma pessoa mora nela e é ela mesma!


Pr. Joel Stevanatto

0 comentários:

Postar um comentário